Lugares da cidade: o centro histórico de são luís como lugar de memória e reconhecimento identitário
International Journal of Development Research
Lugares da cidade: o centro histórico de são luís como lugar de memória e reconhecimento identitário
Received 28th September, 2020; Received in revised form 17th October, 2020; Accepted 20th November, 2020; Published online 31st December, 2020
Copyright © 2020, Kláutenys Dellene Guedes Cutrim et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Análise do Centro Histórico de São Luís como lugar de memória e reconhecimento identitário. Objetiva discutir os lugares de memória elucidados por moradores do bairro, mediante suas relações com as formações identitárias dos sujeitos, tendo em vista seu reconhecimento internacional enquanto patrimônio histórico natural e mundial. Discute conceitos de identidade, espaço e memória, com foco na categoria de lugares de memória como ferramenta de verificação e ponto de partida de análise. Realiza levantamento teórico de alguns autores que abordam tais temáticas para subsidiar a discussão dos dados coletados em pesquisa de campo realizada mediante gravação de áudio com 4 (quatro) moradores do local. Utiliza o método de pesquisa exploratória com fins descritivo e analítico, mediante a demarcação de determinados trechos das conversações realizadas. Ressalta a importância de estudos aprofundados da memória dos moradores da localidade, bem como potencializa as relações entre a memória dos indivíduos, os lugares em que isso se desenvolve e as identidades que compartilham dessa dinâmica.