Lesão por pressão: prevalência e abordagem multiprofissional em pacientes na unidade de terapia intensiva
International Journal of Development Research
Lesão por pressão: prevalência e abordagem multiprofissional em pacientes na unidade de terapia intensiva
Received 26th March, 2019; Received in revised form 29th April, 2019; Accepted 17th May, 2019; Published online 30th June, 2019
Copyright © 2019, Camila Rocha Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar a prevalência e a abordagem multiprofissional em pacientes na unidade de terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório de abordagem quantitativa para a análise de índice de lesões por pressão, realizada em um hospital municipal de meio porte da rede pública situado no sudoeste da Bahia, utilizando análise de prontuários. Neste estudo foram avaliados 32 prontuários de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva no ano de 2018. Resultados: A análise mostra que a atuação multiprofissional atua significativamente na manutenção e restauração das condições de saúde do paciente demandando destes profissionais decisões clínicas fundamentais. Conclusão: A análise sinaliza que é necessário um melhor conhecimento sobre a prevalência dos casos de lesão por pressão na unidade de terapia intensiva e que a abordagem multiprofissional necessita ser cada vez mais atuante para a prevenção das lesões.