Influência do agrosilício e silicato de potássio no crisântemo cv. puritan sob condições de campo aberto
International Journal of Development Research
Influência do agrosilício e silicato de potássio no crisântemo cv. puritan sob condições de campo aberto
Received 29th July, 2019; Received in revised form 17th August, 2019; Accepted 22nd September, 2019; Published online 23rd October, 2019
Copyright © 2019, Edinei José Armani Borghi et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O crisântemo (Dendranthemagrandiflora), cultivado em vaso é uma das plantas mais populares no Brasil. O Agrosilício ® e o silicato de potássio são fontes de silício, embora esse não seja um elemento essencial para a nutrição das plantas têm mostrado benefícios na produção e qualidade pós-colheita de flores. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o desempenho produtivo e qualidade pós-colheita do crisântemo cv. Puritan, cultivado em condições de campo aberto, sob diferentes doses de Agrosilício ® e Silicato de potássio. Foram realizados dois ensaios, em delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos e dez repetições. No primeiro ensaio, foram testadas diferentes doses do produto comercial Agrosilício (0, 10, 20, 30, 40 e 50 mg/dm3) misturado ao substrato de plantio e no segundo foram testadas diferentes concentrações de Silicato de potássio (0, 0,5, 1,0, 1,5, 2,0 e 2,5 ml/L1) em três aplicações foliares. O aumento das dosagens de Agrosilício e Silicato de potássio proporcionou o aumento dos teores foliares de silício. No entanto, não houve nenhuma resposta significativa sobre as características vegetativas das plantas. Da mesma forma, o incremento de teor de silício na planta não influenciou na longevidade pós-colheitas das flores. Além disso o aumento das doses de Agrosilício ® reduziu o tempo pós-colheita das flores, devido aumento do pH do substrato e por consequência redução da absorção de nutrientes. Assim não se recomenda adição de Agrosilício ® ao substrato de plantio e aplicação de Silicato de potássio via foliar em cultivos de crisântemo.