Infecção de trato urinário associada ao cateter vesical de demora
International Journal of Development Research
Infecção de trato urinário associada ao cateter vesical de demora
Received 27th September, 2021; Received in revised form 20th October, 2021; Accepted 08th November, 2021; Published online 25th December, 2021
Copyright © 2021, Alice Pereira dos Santos Vieira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivos: apontar por meio da literatura científica os principais fatores que incidem na ocorrência de infecção do trato urinário associada ao cateterismo vesical de demora. Materiais e Métodos: Estudo do tipo Revisão Integrativa da Literatura, realizada a partir da análise de artigos disponibilizados nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILCAS) e ScientificElectronic Library Online (SciELO). Adotou-se como critérios de inclusãoartigos completos publicados em português ou inglês publicados entre os anos de 2015 a 2020. Resultados: Foram incluídos 7 (sete) artigos científicos nesta revisão, sendo 4 (quatro) da BVS (57,1%), 2 (dois) da LILACS (28,6%), e 1 (um) da SciELO (14,3%). Levantou-se os principais fatores que corroboram para a ocorrência de infecção do trato urinário, a saber: uso prolongado do cateter vesical de demora; o uso de antimicrobianos de forma indiscriminada; e a própria manipulação do cateter pelos profissionais da saúde desde a sua inserção até a retirada. Considerações finais: Pontua-se que os fatores para ocorrência de infecção associada ao uso do cateter vesical de demora podem ser modificáveis para que haja minimização da ocorrência desse tipo de infecção. As ações educativas são tidas como uma das alternativas para prevenção de infecções relacionadas a esse dispositivo.