Indicadores hospitalares de um serviço referência em neurologia no estado da paraíba, Brasil: Um estudo retrospectivo

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
21981
4 pages
Research Article

Indicadores hospitalares de um serviço referência em neurologia no estado da paraíba, Brasil: Um estudo retrospectivo

Sergio Vital da Silva Junior, Anny Michelle Rodrigues da Silva Alves, Katia Jaqueline da Silva Cordeiro, Gilberto Costa Teodozio, Carlos Cesar Silva Alves, Michele Lopes Diniz, Maria Helena do Nascimento Faustino, Sidcleia Onorato Arruda Vasconcelos and Rafaela Guilherme do Nascimento

Abstract: 

Introdução: O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença cerebrovascular sendo a segunda maior causa de morte na população mundial.Cada pessoa pode apresentar sinais e sintomas diferentes, de acordo com a região acometida do cérebro, assim como a extensão do dano cerebral. Atualmente, no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, existe um serviço referência nas áreas de Cardiologia e Neurologia na Região Metropolitana da capital do estado. O serviço de urgência em neurologia do referido serviço dispõe de 20 leitos, dos quais 09 recebem pacientes da neurocirurgia, 09 da neuroclínica e 02 na unidade de decisão clínica neurológica. As unidades contam com assistência multiprofissional, composta de médicos neurocirurgiões, neuroclínicos e intensivistas, enfermeiros especialistas em diversas áreas e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, além de psicólogos e assistentes sociais. Método: O presente artigo foi construído após coleta de dados consolidados após desmembramento do setor de neurologia da área de cardiologia a partir do mês de agosto de 2020. O recorte cronológico dos indicadores ocorreu entre agosto a dezembro de 2020 na Unidade de Decisão Clinica e Urgência Neurológica. Resultados: Nos últimos meses do ano de 2020, foram realizadas 361 admissões no referido setor, independentemente da classificação dos pacientes em clínicos e cirúrgicos.No recorte cronológico em evidência a meta estabelecida na Urgência Neurológica de até 24h de permanência no setor não foi atingida. O mês que apresentou valor mais baixo foi o de novembro, com 96h médias de permanência, acima da meta estabelecida. No ano de 2020 o único mês que não atingiu a meta estabelecida foi o mês de setembro, apresentando um valor de 3,5. O mês de outubro apresentou o melhor resultado, apresentando 5,8. Houve um total de 14 óbitos no Complexo de Urgência em Neurologia. Considerações Finais: Esta pesquisa buscou descrever a assistência neurológica especializada prestada a população paraibana no Nordeste do Brasil por meio do Sistema Único de Saúde em um serviço de referência do governo do Estado. O referido serviço de urgência em neurologia vem atuando de forma resolutiva e coordenada para melhoria do atendimento neurológico da população Paraíbana, no Nordeste do Brasil.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.21981.05.2021
Download PDF: