Identificação e análise do perfil das pessoas com deficiência - pcds no distrito federal- análise social e econômica
International Journal of Development Research
Identificação e análise do perfil das pessoas com deficiência - pcds no distrito federal- análise social e econômica
Received 21st February, 2022; Received in revised form 27th March, 2022; Accepted 08th April, 2022; Published online 20th May, 2022
Copyright © 2022, José Carlos Guimaraes Junior et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A proposta desse artigo é apresentar um material revisional de modo que possa ser utilizado como base para análises contemporâneas e trabalhos futuros, para aprofundamento do debate que cerca os direitos dos portadores de necessidades especiais, de modo que requisito de forma que possam alcançar a cidadania dentro daquilo que se espera e acredita que seja o melhor para a humanidade, em especial para essas pessoas que durante muito tempo foram recriminadas e colocadas como inferiores no grupo social. A evolução dos conceitos e os ajustes devidos nas diversas legislações em vigor, que são protagonistas de todo esse processo, também servem de referências para que as escolas promovam as devidas adaptações e ajustes nas suas metodologias, de forma que possam atender essa demanda, sem que nenhuma forma de preconceito seja estabelecida nesses ambientes, visto que um dos pressupostos básicos para o bom desenvolvimento desses grupos é interação social. A prática da inclusão social se baseia em princípios diferentes do convencional: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem por meio da cooperação. A inclusão significa a modificação da sociedade, preparando a escola para incluir nela todos os alunos discriminados na sociedade e os portadores de deficiências.