HIV/sida e comorbidades infecciosas em pacientes de teresina-pi no ano de 2016
International Journal of Development Research
HIV/sida e comorbidades infecciosas em pacientes de teresina-pi no ano de 2016
Received 07th February, 2020; Received in revised form 19th March, 2020; Accepted 20th April, 2020; Published online 25th May, 2020
Copyright © 2020, Francisco das Chagas Araújo Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo teve o objetivo de identificar as principais doenças infecciosas encontradas nos pacientes portadores de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) de um hospital de referência em doenças infectocontagiosas de Teresina-PI. Trata-se de um estudo de levantamento de situação de saúde, transversal, documental, de natureza descritiva e quantitativa. Foram avaliados 347 prontuários de janeiro a dezembro de 2016 que constavam o diagnóstico de SIDA associado a doenças infecciosas. A maioria dos pacientes com SIDA pertenciam ao gênero masculino, mas que existe uma tendência a feminização da doença. A média de idade dos pacientes foi 38,6 anos e a maioria morava na capital do Piauí, apesar de ter sido encontrado um número considerável de pacientes do Maranhão que vieram buscar atendimento em Teresina. Além disso, evidenciou-se que as doenças causadas por bactérias e parasitas foram as mais prevalentes nos pacientes. As principais doenças encontradas neste estudo foram: neurotoxoplasmose, pneumonia, candidíase oral e herpes zoster / herpes simples.Esse trabalho servirá tanto como fonte de pesquisa para literatura científica, como também para nortear discussões acerca de medidas de prevenção de doenças oportunistas.