Gestão de risco e exposição ocupacional de profissionais de saúde em meio a pandemia de Covid-19: revisão de literatura

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20411
4 pages
Research Article

Gestão de risco e exposição ocupacional de profissionais de saúde em meio a pandemia de Covid-19: revisão de literatura

Ilana Maria Brasil do Espirito Santo, Patrícia Maria do Espírito Santo, ElisangelaPóvoas de Oliveira, Elizangela Vieira de Araújo, Deylane de Melo Barros, Laíse Virginia Soares Senna, Renata Maria Machado de Araújo Soares, Hélyo José da Silva e Sousa Santos, Leonice dos Santos Nogueira, Adriana Maria de sousa, Cinthia Maria do Nascimento Barros and Renata Natoeli dos Santos Barros

Abstract: 

A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica acerca da exposição ocupacional dos profissionais de saúde em meio à pandemia de COVID-19, e ressaltar a importância da segurança no trabalho para a equipe e para os pacientes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada por meio de pesquisa nas bases de dados eletrônicos PUBMED, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Lilacs, desenvolvida a partir de artigos científicos, utilizando os seguintes descritores: gestão de risco, profissionais de saúde e COVID-19. Utilizou-se como critérios de inclusão: artigos que abordem a temática em questão, que atendam aos objetivos propostos, publicados em português e inglês. E os critérios de exclusão foram: textos incompletos (resumos) e falta de relação com o objeto de estudo. Foram encontrados um total de 20 estudos, após análise inicial através dos resumos percebeu-se que 12 não tinham relação com a temática, restando assim 08 textos aptos para esta revisão. Considerando a necessidade de se manter o máximo de profissionais de saúde em atividade para que possam contribuir com a redução dos impactos negativos da situação pandêmica, os cuidados para a promoção da saúde e prevenção de doenças entre os trabalhadores devem ser prioridade.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20411.11.2020
Download PDF: