Gestão de resíduos sólidos: estudo de caso de um programa municipal de ecopontos
International Journal of Development Research
Gestão de resíduos sólidos: estudo de caso de um programa municipal de ecopontos
Received 11th February, 2021; Received in revised form 06th March, 2021; Accepted 28th April, 2021; Published online 30th May, 2021
Copyright © 2021, Paulo Wanderson de Sousa Moraes and Mallu de Mendonça Barros. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A geração de resíduos sólidos é uma preocupação da sociedade à medida que a população cresce, visto que é diretamente proporcional o quantitativo de resíduos sólidos produzidos. Na cidade de Goiânia, localizado no centro oeste do Brasil, evolução do programa de resíduos sólidos se deu com a implantação dos Ecopontos como resultado das políticas públicas do país e com vistas à preocupação socioambiental, de saúde pública e inovação para se criar novos hábitos na separação do lixo orgânico e reciclável, além de desenvolver novas oportunidades de trabalho e de a inclusão social. Os objetivos deste artigo são: definir o que são os Ecopontos e como funcionam; enumerar as vantagens socioambientais quanto à destinação e descarte correto de resíduos sólidos; descrever como as iniciativas de gestão pública e ambiental que são verificadas em Goiânia; apresentar as forças e as fraquezas do programa de Ecoponto na Gestão da cidade, a partir de um estudo de caso. A pesquisa, por fim, realça a importância de uma política ambientalmente correta e preservação para as futuras gerações, sendo ainda uma forma de contribuir com a educação ambiental.