Fatores de riscos para quedas em idosos na comunidade e o papel do enfermeiro na prevenção
International Journal of Development Research
Fatores de riscos para quedas em idosos na comunidade e o papel do enfermeiro na prevenção
Received 12th May 2020; Received in revised form 17th June 2020; Accepted 06th July 2020; Published online 26th August 2020
Copyright © 2020, Ernane Francisco Alves and Rafael Lemes de Aquino This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A queda é a causa externa mais frequente entre os idosos e também a principal causa de morte acidental. Observa-se, ainda, um aumento na incidência dase quedas nesta a população idosa, comparado aos mais jovens, onde sãoas quais são causadoras de lesõess neste público alvo. Sendo considerado que o histórico de quedas influência na capacidade funcional do idoso, assim provocando alterações no âmbito social, econômico e de saúde. Objetivo: Identificar as ações do enfermeiro na prevenção de quedas em idosos e os fatores de riscos prevalentes na comunidade. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, do tipo revisão integrativa. A busca foi realizada via biblioteca virtual de saúde, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF, SCIELO. Incluíram-se trabalhos na íntegra, de 2014 a 2019, nos idiomas inglês, português e espanhol. Resultados: Os resultados foram apresentados em forma de figuras. Chegouando à amostra de 15 artigos. Concentrando os achados, quanto ao ano e número de estudos. Sendo em sua maioria 2019 (26.6%), seguido de 2017 (26,6%), 2018 (13.3%), 2016 (13,3%), 2014 (13,3%) e 2015 (6.6%). SendoPossuindo 60% de estudos transversal, 13,33% com abordagem quantitativa e 26,66% qualitativo.Discussão: Chegou à análise descritiva de três categorias: iIdentificação dos fatores de risco para ocorrência de quedas em idosos;oOpapel do enfermeiro na prevenção e ascConsequências pós queda. Conclusão: Diante do exposto conclui-se que Oos estudos voltados para quedas em domicílios são em menor quantidade, possuindo maiores artigos na área hospitalar e instituições de longa permanência, sendo poucos estudos voltados para a prevenção dessas quedas no ambiente domiciliar. Desta forma a identificação dos fatores de riscos são de suma importância, para iniciar estratégias de prevenção, e assim prevenir estes eventos adversos.