Fatores condicionantes da qualidade do sono em policiais militares através da mineração de dados
International Journal of Development Research
Fatores condicionantes da qualidade do sono em policiais militares através da mineração de dados
Received 17th July, 2019; Received in revised form 03rd August, 2019; Accepted 06th September, 2019; Published online 30th October, 2019
Copyright © 2019, Arnoldo Skubisz Neto et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo visou identificar se há distúrbios de sono em policiais militares e descrever quais os fatores que mais colaboram para esta condição. Para tal, foram entrevistados através do questionário de Pittsburgh 119 praças da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar do Paraná – Brasil, entre soldados e subtenentes com idade média de 34 anos e tempo médio de corporação de 11 anos, sendo 103 homens e 16 mulheres. A análise dos questionários se deu dividindo as praças em dois grupos (presença de distúrbio >10 e sem distúrbio <10) de acordo com através da mineralização de dados, já para classificar o ganho de informações de cada variável utilizou-se a árvore de decisão (J48) e a regressão logística. As variáveis mais promissoras para a presença de distúrbios do sono foram a falta de entusiasmo e acordar durante a noite, apontados como possíveis precursores das demais variáveis. Pode-se concluir assim que há uma alta frequência de distúrbios do sono entre a população entrevistada e que essa situação pode ser gatilho para problemas maiores de saúde física e mental, bem como, amplia a exposição à riscos que são próprios da prática laboral dos mesmos.