Exercício profissional frente o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: revisão integrativa
International Journal of Development Research
Exercício profissional frente o atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: revisão integrativa
Received 03rd July, 2019; Received in revised form 21st August, 2019; Accepted 02nd September, 2019; Published online 23rd October, 2019
Copyright © 2019, Luiza Araújo Freitas et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Esta revisão buscou identificar as práticas dos profissionais no atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias envolvidas na violência sexual. Método: Estudo de revisão integrativa, com a busca sistemática realizada na Biblioteca Virtual em saúde (BVS), a partir das bases de dados da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical LiteratureAnalysisandRetrieval System Online (MEDLINE), nos idiomas inglês e português, publicados entre os anos de 2012 a 2017. Resultados: Foram identificados 14 artigos que compuseram a amostra da pesquisa. A partir dos artigos encontrados, emergiram 03 categorias que apontaram a compreensão da violência por parte dos profissionais de saúde, como se dão as notificação dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e as ações dos profissionais frente à violência contra crianças e adolescentes. Conclusão: Compreende-se que foram identificadas as práticas dos profissionais, frente o atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual, identificadas como principais as ações de orientação, promoção e proteção à violência. Porém, poucos artigos foram encontrados que discorressem com clareza e especificidade sobre a temática, sendo necessária a realização de novas pesquisas.