Estrutura de famílias decrianças com câncer em paliação: à luz do modelo calgary

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24326
6 pages
Research Article

Estrutura de famílias decrianças com câncer em paliação: à luz do modelo calgary

Thais Costa de Oliveira, Brunna Hellen Saraiva Costa, Jael Rúbia Figueredo de Sá França, Thainá Karoline Costa Dias, Kalina Coeli Costa de Oliveira Dias, Karla Giovanna Costa Dias, Débora Rodrigues Alves de Lima, Ana Cláudia Gomes Viana e Patrícia Serpa de Souza Batista

Abstract: 

Objetivo: analisar a estrutura de famílias de crianças com câncer em paliação à luz do Modelo Calgary de Avaliação Familiar. Método: trata-se de uma pesquisa de campo,de abordagem qualitativa, realizada em uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, com mães de crianças com câncer sob assistência paliativa. A coleta de dados foi realizada através da técnica de entrevista norteada por um roteiro semiestruturado. Para composição da estrutura familiar e identificação das relações entre seus membros nucleares, foram utilizadas as ferramentas genograma e ecomapa. O material empírico foi analisado à luz do Modelo Calgary de Avaliação Familiar. Resultados: participaram do estudo cinco famílias, representadas por crianças com câncer e suas respectivas mães.O estudo mostrou que o diagnóstico de câncer pelas mães causava-lhes diversos problemas internos e externos envolvendo os membros familiar, além de sentimentos negativos, mas, que a fé foi uma das principais estratégias de enfrentamento. Conclusão: com o Modelo Calgary de Avaliação Familiar, foi possível detalhar os aspectos estruturais das famílias inseridas no estudo. Implicações para a prática:foi possível observar as transformações que o processo de adoecimento ocasionou em famílias de crianças com câncer sob cuidados paliativos.

Download PDF: