Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada
International Journal of Development Research
Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada
Received 17th December, 2021; Received in revised form 03rd January, 2022; Accepted 19th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Yure de Abreu et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A formação de professores de música para a educação básica apresenta-se como um dos grandes desafios aos que acreditam que a expressão sonora e artístico-musical é uma qualidade fundamentalmente humana, a ser desenvolvida em todos os seres humanos, mas só se realiza se houver estímulos e oportunidades adequadas. Neste artigo, propomos discutir acerca de uma abordagem pedagógica que ajude a superar os dilemas e contradições que hoje caracterizam a formação de professores de música no Brasil, denominada de Aprendizagem Musical Compartilhada resultante de esforços de vários estudiosos da educação musical, tais como: Fernandes e Viana Jr. (2013), Almeida (2014), Viana Jr.; Lima e Matos (2015), Oliveira (2017), Matos (2018), Silva (2019). Essa abordagem parte do princípio de que todo sujeito carrega uma potência sonora que deve encontrar vias de manifestação de modo a permitir que o sujeito exista e, existindo, invente-se a si mesmo, ressignificando a realidade. A ressignificação da realidade emerge das experiências individuais, guiadas de modo a convergir para a formação plena dos sujeitos sociais. Uma trajetória de formação humana e musical também reivindica formação pedagógica, que seja conectada à realidade, com fortalecimento dos aspectos educacionais, aliados a conhecimentos musicais abrangentes concomitantemente.