A eficácia do método pilates em lombalgia relacionada à gestação: uma revisão integrativa da literatura
International Journal of Development Research
A eficácia do método pilates em lombalgia relacionada à gestação: uma revisão integrativa da literatura
Received 22nd February, 2022; Received in revised form 04th March, 2022; Accepted 18th April, 2022; Published online 27th May, 2022
Copyright © 2022, Dália Rebeca Lima Trajano and Natália Silva Barros. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A dor musculoesquelética está entre as principais queixas do período gestacional, acometendo, frequentemente, a região lombar, pélvica e púbica, devido ao centro de gravidade que se modifica durante a gravidez. Objetivo: Verificar os benefícios do método pilates em gestantes com lombalgia. Metodologia: A coleta de dados foi realizada nas bases de dados eletrônica Pubmed, Scielo, Cochrane Library, PEDro e Lilacs. Descritores utilizados foram: Gestação, dor, método pilates e lombalgia, tanto em português como em inglês. Foram incluídas pesquisas publicadas no período de 2016 a 2021. Resultados: Os estudos selecionados trouxeram resultados positivos a respeito do método pilates em relação à qualidade de vida da gestante com lombalgia, pois todas as pesquisas obtiveram como resultado a redução da intensidade da lombalgia durante a gravidez, 50% dos estudos enfatizaram o aumento da força muscular e a melhora da estabilização lombopélvica e 16,6% destacaram o alívio dos distúrbios de sono durante a gravidez. Conclusão: O pilates é seguro e eficaz, pois é uma forma de exercício de baixo impacto, onde não sobrecarrega as articulações e trabalha o corpo da gestante conforme sua necessidade trazendo diversos benefícios, dentre eles a redução da lombalgia e melhora da qualidade de vida.