Economia criativa e desenvolvimento regional: estudo do mercado de trabalho formal no Brasil
International Journal of Development Research
Economia criativa e desenvolvimento regional: estudo do mercado de trabalho formal no Brasil
Received 20th September, 2020; Received in revised form 27th October, 2020; Accepted 29th November, 2020; Published online 31st December, 2020
Copyright © 2020, Thony Anderson de Aguiar Matozo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O estudo teve por objetivo fazer uma análise entre análise da relação entre o mercado de trabalho formal, no tocante às taxas de emprego, a partir de dados do IBGE, e o setor da economia criativa, por meio de estudos da FIRJAN e do antigo Ministério da Cultura. Pauta-se em trabalhos acadêmicos e pesquisa da UNCTAD que mostram a significância que a economia criativa pode ter ao se tornar um meio transformador e de incentivo para o desenvolvimento das cidades em dada região. Trata-se de pesquisa do tipo qualitativa com objetivos exploratório e descritivo. O procedimento técnico utilizado para a coleta dos dados se deu por meio de pesquisa bibliográfica em artigos científicos disponibilizados em bases de dados. Evidencia-seno estudo o aumento da participação do setor criativo a cada ano que passa e sua relevância no desenvolvimento assim como nas economias locais. É de grande importância o investimento em políticas e a criação de normas que torne cada vez mais viável a economia criativa para desenvolvimento das cidades e diminuição dos níveis de desemprego e geração de renda.