A ecologia humana do crime: uma visão necessária ao sistema carcerário brasileiro
International Journal of Development Research
A ecologia humana do crime: uma visão necessária ao sistema carcerário brasileiro
Received 20th September, 2021; Received in revised form 19th October, 2021; Accepted 04th November, 2021; Published online 25th December, 2021
Copyright © 2021, Edson Jorge Pacheco et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este artigo visa promover uma reflexão sobre o fenômeno criminal segundo conhecimentos produzidos pela Ecologia Humana, com objetivo de analisar a necessidade orientadora das políticas públicas criminais no Brasil e as possibilidades de reabilitação do indivíduo delinquente. Trata-se de uma pesquisa documental, exploratória, explicativa e empírica. Resultados da pesquisa: O estudo abordou como pontos principais da pesquisa a Criminologia Ambiental da Escola de Chicago, a Ecologia do Crime e a Ecologia da Pena, trazendo ainda um exemplo de sucesso em cumprimento de pena, que leva em conta todas essas considerações, o Método APAC. Conclusão: O modelo de reclusão cruel e insalubre, eivado de desumanidade, deve dar lugar a uma forma de apenação capaz de resgatar a valorização da pessoa humana e que todo conhecimento desenvolvido pela Ecologia Humana deve ser conectado com a práxis do cumprimento de pena, fazendo com que a principal função desta, a recuperação social do criminoso, seja de fato possível.