Doença de crohn: Diagnóstico e tratamento
International Journal of Development Research
Doença de crohn: Diagnóstico e tratamento
Received 09th September, 2022; Received in revised form 24th September, 2022; Accepted 11th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Paulo Sérgio da Paz Silva Filho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Doença de Crohn é uma condição patológica que atinge o intestino no qual tem fatores externos e internos. A Doença de Crohn é classificada como Doença Inflamatória Intestinal (DII), sendo uma doença de etiologia autoimune, com fatores genéticos e ambientais importantes. Dessa forma, justifica-se o desenvolvimento desse trabalho como um objeto permeado de evidências científicas que pode nortear a prática profissional e proporcionar uma visão crítica-reflexiva sobre as condutas diante de um paciente com suspeita ou confirmação da Doença de Crohn. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A partir da combinação dos descritores Doença de Crohn AND Terapêutica AND Diagnóstico em seu termo em inglês CrohnDisease AND Therapeutics AND Diagnosis, Dentro do recorte temporal de 2012 a 2022, nas bases de dados foram encontrados 5.020 resultados na fonte de dados Google Acadêmico, 3 trabalho na Scielo e 2.363 na PubMed, totalizando 7.384 trabalhos. Após o uso dos critérios de elegibilidade, através da leitura do título, resumo e leitura na íntegra, foram selecionados para a amostra 14 artigos. Observa-se que a Doença de Crohn é uma condição clínica que traz consequências no cotidiano do paciente, incluindo sintomas dolorosos e do trato gastrointestinal, na qual a diarreia e a presença de cólicas são bastante frequentes. Além disso, o paciente deve buscar o serviço de saúde quando esses sintomas se apresentam com grande frequência para uma investigação através de exames de imagem e laboratoriais que auxiliam na confirmação do diagnóstico da doença de Crohn e descartam outras doenças intestinais.