Cuidados paliativos no processo de senescência: revisão sistemática de literatura
International Journal of Development Research
Cuidados paliativos no processo de senescência: revisão sistemática de literatura
Received 06th January, 2021; Received in revised form 19th February, 2021; Accepted 11th March, 2021; Published online 22th April, 2021
Copyright © 2021, Kalile dos Anjos Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O envelhecimento populacional é um fenômeno global, que exige da sociedade, poder público e serviços assistenciais uma reestruturação de processos, legislação e posturas. Em tal contexto, verifica-se o crescimento acelerado de estudos e serviços voltados aos cuidados paliativos no processo de senescência. O objetivo do estudo foi conhecer o significado de cuidados paliativos ao idoso na percepção do médico e equipe multidisciplinar, bem como analisar as comorbidades relacionadas ao processo de senescência. Sob o aspecto metodológico o estudo caracteriza-se como uma revisão sistemática de literatura, realizada nas bases de dados vinculadas à Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Foram utilizados os descritores em ciências da saúde (DECS): Cuidados Paliativos, Atenção à Saúde do Idoso, Envelhecimento. Foram selecionados para análise e discussão quatorze estudos que abordavam a assistência em cuidados paliativos ao idoso. Verifica-se grande carência na estruturação de serviços, bem como no preparo profissional para um cuidado adequado. O desrespeito à autonomia do idoso, e ausência de comunicação efetiva entre equipe de saúde e paciente reflete ainda a predominância de um modelo biomédico latente, em que não há individualidade do cuidado, e sobressai o paternalismo médico-assistencial, em detrimento ao respeito da vontade e valores do paciente.