Conselho indigenista missionário – cimi: juntos, pela luta indígena em pernambuco

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22851
5 pages
Research Article

Conselho indigenista missionário – cimi: juntos, pela luta indígena em pernambuco

Jaelson Gomes de Andrade Pereira, José Émerson Alves da Silva, Ricardo José Lima Bezerra, Tárcia Lopes dos Santos, Wellington Ricardo Felix dos Santos and Wirlan Pajeú de Morais

Abstract: 

A história dos povos indígenas brasileiros pode ser abordada sob diversos ângulos. Nesta investigação lançamos o olhar para as parcerias institucionais missionárias católicas, em especial, o Conselho Indigenista Missionário - CIMI. Objetivamos compreender como o CIMI, colaborou/colabora para a defesa e a mobilização dos povos indígenas no Nordeste e em Pernambuco, e assim, procuramos descrever a importância da Companhia de Jesus enquanto instituição missionária através do trabalho do CIMI, apresentando seu posicionamento teológico e social na contribuição para a mobilização indígena, e finalmente analisar o trabalho dessa instituição no nordeste brasileiro, e em Pernambuco, principalmente. Assim, na pesquisa bibliográfica nos apoiamos em SILVA (2018), SILVA (2017), MELO (2020) e outras produções/autores que se debruçam sobre as temáticas indígenas e suas relações com a sociedade envolvente. Por sua vez, a partir da interpretação dos textos oficiais oriundos da Igreja Católica no Brasil e documentos encontrados em sites eletrônicos pertencentes à entidades diversas, inclusive o próprio CIMI, desenvolvemos a pesquisa exploratória-documental. Por fim, esperamos ter demostrado que o trabalho do Conselho Indigenista Missionário foi e é de fundamental importância para a defesa das demandas e reivindicações dos povos indígenas, sobretudo, na defesa da posse e manutenção de suas terras ancestrais.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22851.09.2021
Download PDF: