The clown therapy in hospital environments: the case “rir é o melhor remédio”
International Journal of Development Research
The clown therapy in hospital environments: the case “rir é o melhor remédio”
Received 11th January, 2020; Received in revised form 06th February, 2020; Accepted 14th March, 2020; Published online 29th April, 2020
Copyright © 2020, Kleber Alves Ribeiro and Ivanete Schneider Hahn. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo apresentaum exemplo da arte do palhaço em ambientes hospitalares. A pesquisa, de cunho qualitativo e descritivo, foi operacionalizada por meio de um estudo de caso do Programa “Rir é o Melhor Remédio”, desenvolvido no Hospital Maicé, localizado no Município de Caçador-SC. O Programa foi iniciado em 2015, com visitas semanais de Palhaços profissionais no Hospital, buscando minimizar os impactos causados pelas demandas e pelo ambiente de trabalho dos colaboradores e consequente impacto nos pacientes e seus familiares, bem como tornar essa uma ferramenta no cuidado, sendo uma ponte para humanização. Os resultados evidenciaram que: (1) O Programa “Rir é o Melhor Remédio” foi instituído para fomentar processos de atendimento mais humanizados, que complementavam as melhorias físicas e estruturais que o hospital realizou no mesmo período; (2) o programa atendeu 17 mil pacientes de todas as faixas etárias considerando internos (Internados) e externos (Pronto Socorro e Ambulatório).