Caracterização histológica das brânquias de atya scabra (leach, 1815) (Crustacea, Decapoda, Atyidae)
International Journal of Development Research
Caracterização histológica das brânquias de atya scabra (leach, 1815) (Crustacea, Decapoda, Atyidae)
Received 26th September, 2021; Received in revised form 20th October, 2021; Accepted 23rd November, 2021; Published online 25th December, 2021
Copyright © 2021, Álefy G. de Barros et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
As brânquias são órgãos alvo que têm recebido particular atenção, uma vez que possui ampla superfície de contato com a água, tornando-a um importante biomarcador para avaliação de impactos ambientais no meio aquático. Dentre os animais que se tornaram recursos de relevância socioeconômica e cultural destacam-se os crustáceos, em particular o camarão curuca (Atya scabra). Desta forma, este trabalho teve como objetivo descrever o padrão histológico das brânquias da espécie. Foram feitas coletas manuais dos camarões, dos quais as brânquias foram removidas e fixadas em solução de formol a 10% e, após 24 horas, armazenadas em álcool etílico a 70% para posterior preparação histológica. O processamento histológico seguiu as técnicas de rotina e os cortes foram corados com hematoxilina e eosina (HE). As brânquias de A. scabra são constituídas por lamelas sustentadas por um eixo principal. As lamelas são compostas por câmaras brânquias delimitadas por células pilares com função de sustentação e centralmente ocorrem espaços hemocíticos, nos quais circulam a hemolinfa e células de defesa, denominadas de hemócitos. A compreensão do padrão das brânquias de A. scabra é fundamental no entendimento da biologia da espécie e de alterações que possam vir a sofrer por fatores bióticos e abióticos.