Caracterização da piscicultura em santana do ipanema - al
International Journal of Development Research
Caracterização da piscicultura em santana do ipanema - al
Received 08th May, 2021; Received in revised form 06th June, 2021; Accepted 17th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Ida V. Tenório et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar o perfil do produtor de peixe no município de Santana do Ipanema, bem como a infraestrutura utilizada, os sistema de produção empregados e quais os principais entraves para o avanço da piscicultura. Método: Estudo quantitativo descritivo transversal realizado em vinte e três unidades de produção piscícolas no município de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, por meio do uso de um questionário. Resultados: O perfil verificado aos produtores de peixe em Santana do Ipanema é, majoritariamente, de idade acima de 50 anos, sexo masculino, com ensino fundamental incompleto, sendo a administração da atividade predominantemente masculina. As espécies produzidas foram a Tilápia (Oreochromis niloticus) com 91,3% e o Tambaqui (Colossoma macropomum), com 8,69%, de forma intensiva e extensiva. Quanto ao conhecimento técnico sobre a atividade, 56,52% dos entrevistados afirmam não receber assistência técnica, apontando como principais limitações ao desenvolvimento da atividade piscola o acesso a informação, falta de recursos financeiros e custos dos insumos, principalmente a ração. Conclusão: A atividade piscícola em Santana do Ipanema é conduzida por pequenos agricultores, com baixo nível tecnológico, manejo ineficiente, mão de obra familiar e baixo conhecimento técnico para conduzir o empreendimento, implicando em reduzida produtividade.