Capacitação permanente para os profissionais da saúde sobre a medida da pressão arterial: Uma intervenção construtiva
International Journal of Development Research
Capacitação permanente para os profissionais da saúde sobre a medida da pressão arterial: Uma intervenção construtiva
Received 20th March, 2022; Received in revised form 22nd April, 2022; Accepted 18th May, 2022; Published online 22nd June, 2022
Copyright © 2022, Cynthia Kallás Bachur et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A hipertensão é a doença cardiovascular mais frequente e favorece diretamente para IAM e AVC’s que são as maiores causas de morte no Brasil. Para que haja redução da mortalidade é necessário a adequada aferição da PA. Objetivo: Avaliar o conhecimento teórico-prático entre os profissionais de saúde na Atenção Primária sobre a medida indireta da PA e realizar uma intervenção educativa. Métodos: Estudo quase experimental, amostra por conveniência. Para avaliar o conhecimento teórico, aplicou-se um Questionário Conhecimento Teórico sobre a Medida Indireta da Pressão Arterial, composto por 24 questões e para o conhecimento prático, aplicou-se a estratégia de simulação realística. Registrou-se as etapas com umchecklist validado. Resultados: Participaram 35 técnicos de enfermagem, idade 43,22 ± 2,81 anos. Na análise do conhecimento teórico, observou-se na pós-intervenção as respostas corretas tiveram um aumento de 6,12% e as respostas incorretas, uma queda de 6,12%. No prático observou-se que na pós-intervenção, houve queda de 3,69% no item “não executou”, aumento de 0,4% no item “executou incompleto”, queda de 0,1% no item “executou incorreto”e um aumento de 2,14% no item “executou”. Conclusão: Mostra-se necessário um constante treinamento dos profissionais para reduzir erros devido a importância do acompanhamento do hipertenso.