Bioimpressão 3d: Uma revisão sobre o estado da arte e tendências futuras
International Journal of Development Research
Bioimpressão 3d: Uma revisão sobre o estado da arte e tendências futuras
Received 20th August, 2022 Received in revised form 24th September, 2022 Accepted 27th October, 2022 Published online 30th November, 2022
Copyright © 2022, Tamires Pereira Alves and Antonio Gabriel Souza Almeida. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O crescente desenvolvimento tecnológico impacta de forma significativa a dinâmica em diversos setores. O surgimento e o aprimoramento de tecnologias, como a digitalização tridimensional (3D), a captura e processamento de imagens e a manufatura aditiva (MA). A MA está cada vez mais presente no cotidiano e sua utilização já é uma realidade nas mais variadas áreas. Na área médica e biológica, por exemplo, a MA é usada desde a fabricação de órteses e próteses e de modelos para planejamento cirúrgico até o desenvolvimento de construções biológicas para testes de medicamentos, modelos de estudo para doenças e reconstrução de tecido para transplante parcial ou integral. Para as aplicações que utilizam material biológico, a tecnologia utilizada é a bioimpressão 3D, que pode ser definida como a produção de complexos biológicos a partir de matérias-primas, como células vivas, moléculas, matrizes extracelulares, fatores de crescimento e biomateriais, através de um processo de adição de materiais auxiliada por computador. O amplo espectro de aplicações potenciais, o rápido crescimento da tecnologia e a necessidade de surgimento estratégias alternativas para atender demandas contínuas reforçam a importância do tema. O presente trabalho traz uma revisão sobre a tecnologia de bioimpressão 3D, com uma abordagem teórica acerca dos conceitos básicos, histórico, técnicas existentes e perspectiva atual de trabalhos científicos publicados.