Benefícios da introdução dos cuidados paliativos: uma revisão narrativa
International Journal of Development Research
Benefícios da introdução dos cuidados paliativos: uma revisão narrativa
Received 11th August, 2021; Received in revised form 21st August, 2021; Accepted 25th September, 2021; Published online 30th September, 2021
Copyright © 2021, Fernanda Gabriele Gordiano Ramos da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Os cuidados paliativos surgiram na década de 1960, a partir do trabalho da médica Cicely Saunders, visando a integralidade do cuidado, assim como incluindo a compaixão nesse processo de cuidado, que não era vista com os cuidados habituais dos médicos da época. Os cuidados paliativos têm como objetivo principal atender pacientes que estão no curso de uma doença que ameaça a vida, oferecendo a esses, um atendimento mais humanizado que veja o paciente não apenas como um corpo biológico, mas entendendo o contexto que o paciente está inserido. O objetivo deste estudo foi identificar os benefícios dos cuidados paliativos no curso da doença que acomete o paciente e o cuidados que são oferecidos a sua família. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, na qual foram selecionados artigos inseridos em bases de dados, os quais contemplavam os objetivos propostos pelo estudo. Os cuidados paliativos quando oferecidos ao paciente que está num curso de uma doença que ameaça a vida traz diversos benefícios para o paciente e sua família, no seu contexto espiritual, social, familiar e psicológico.