Avaliação dos pacientes obesos com relação ao risco cardiovascular por meio da dosagem de proteína c– reativa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18843
6 pages
Research Article

Avaliação dos pacientes obesos com relação ao risco cardiovascular por meio da dosagem de proteína c– reativa

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Mariana Lobo Lanes Santana de Alencar, Eliana Campelo Lago, Janice Maria Lopes de Souza, Gerardo Vasconcelos Mesquita, Wenderson Costa da Silva, Augusto Cesar Evelin Rodrigues, Francisco Laurindo da Silva, Saulo Araújo de Carvalho, Marle Araújo Luz de Carvalho, Renan Paraguassu de Sá Rodrigues and Bruno Leandro Maranhão Diniz

Abstract: 

O objetivo desse estudo foi descrever o perfil clínico e sociodemográfico de pacientes obesos e avaliar o risco para doenças cardiovasculares através da dosagem de Proteína C-reativa ultrassensível (PCR us). Trata-se de um estudo descritivo, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa. Quanto aos resultados a maior incidência de obesidade esteve no sexo feminino, na cor/raça parda, em indivíduos casados, com renda de 1 a 2 salários mínimos e com grau de escolaridade até o ensino primário. Os fatores que estiveram relacionados ao alto nível de PCR us foram: ingestão alcoólica, tabagismo e sedentarismo. A média glicêmica foi encontrada dentro dos valores normais, porém a média de Pressão Arterial Sistólica (PAS) indicou Hipertensão em estágio 1 e a média de Pressão Arterial Diastólica (PAD) estava limítrofe. Quanto ao exame de PCRus os participantes apresentaram percentual preocupante sendo a maioria classificada com alto risco para o desenvolvimento de Doença Coronariana (DC). Diante disso, afirma-se que esta pesquisa é de grande relevância, pois possibilita que os indivíduos sejam classificados precocemente quanto ao risco de Doenças cardiovasculares (DCV), possibilitando uma mudança no estilo de vida e implementando medicamentos de acordo com o recomendado pelo médico cardiologista, e desta forma evitando um desfecho trágico.

Download PDF: