Avaliação da satisfação no trabalho e dos fatores associados na percepção dos profissionais de enfermagem
International Journal of Development Research
Avaliação da satisfação no trabalho e dos fatores associados na percepção dos profissionais de enfermagem
Received 14th September, 2020 Received in revised form 06th October, 2020 Accepted 29th November, 2020 Published online 30th December, 2020
Copyright © 2020, Ana Cláudia Souza Pereira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo busca avaliar a satisfação no trabalho e os fatores associados na percepção dos profissionais de enfermagem dos serviços de saúde da rede pública municipal. Estudo cuja coleta de dados foi realizada entre abril e junho de 2016, utilizando um questionário para a obtenção das informações sócio demográficas e o Índice de Satisfação Profissional (ISP). As respostas dos participantes foram codificadas em categorias numéricas, inseridas em banco de dados eletrônico e analisadas pelo programa STATA. Participaram do estudo 156 profissionais de enfermagem, que consideram a interação mais importante na satisfação profissional que o status profissional. Para eles, o que mais confere satisfação é a interação entre a equipe e, ainda, mostraram-se menos satisfeitos com a remuneração. Dentre as variáveis socioeconômicas e profissionais investigadas, quando relacionadas com a satisfação no trabalho, apresentaram influência no ISP: renda mensal, categoria profissional, setor e turno de trabalho, e acidentes de trabalho. O ISP global indica baixa satisfação no trabalho. Esses achados evidenciam a necessidade de melhorias no processo de trabalho desses profissionais, investindo em ações que promovam a satisfação profissional dos trabalhadores de enfermagem.