Aumento no engajamento de idosos a atividades rotineiras utilizando r.v
International Journal of Development Research
Aumento no engajamento de idosos a atividades rotineiras utilizando r.v
Received 14th April, 2021; Received in revised form 10th May, 2021; Accepted 06th June, 2021; Published online 28th July, 2021
Copyright © 2021, Rogério Luiz de Araújo Vian et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Tecnologias cada vez mais avançadas e elaboradas surgiram, chegando às imersivas de entretenimento atuais. Além disso, áreas verdes provaram ser um tipo de ambiente com efeitos benéficos para a população ter contato visando melhorias na qualidade de vida nas regiões urbanas, principalmente para idosos residentes de casas de repouso, os quais apresentam déficit desse contato. Explorou-se a possibilidade do uso da Realidade Virtual (R.V.) como forma de aumentar a probabilidade de engajamento de idosos em atividades rotineiras, escolhendo instrumentos acessíveis monetariamente, de fácil manuseio e que requeressem um envolvimento ativo dos participantes para o uso do método. Utilizou-se: um questionário sobre humor e atividades de rotina realizadas, uma sessão de realidade virtual em ambientes naturais e mistos; e um questionário sobre humor, disposição a realizar atividades e impressões sobre o método. A análise apresentou dados obtidos por entrevistas individuais, participaram 3 sujeitos, houve variação positiva de humor em 33% deles, aumento na disposição para atividades rotineiras 67% e reutilizariam a sessão de R.V. 100%, apesar da falta de familiaridade com os dispositivos. Conclui-se que o objetivo exploratório foi cumprido, demonstrando as capacidades terapêuticas de uma tecnologia ainda emergente, cabendo replicações futuras para que os resultados sejam mais fidedignos.