A atuação do neddij e o fortalecimento do eca
International Journal of Development Research
A atuação do neddij e o fortalecimento do eca
Received 20th April, 2021; Received in revised form 27th May, 2021; Accepted 02nd June, 2021; Published online 25th July, 2021
Copyright © 2021, Rosangela Trabuco Malvestio da Silva. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Estatuto da criança e do Adolescente – ECA, foi promulgado em 15 de agosto de 1990, com a Lei nº 8.069, e é fruto de um processo democrático que institui a Doutrina de proteção integral às crianças e aos adolescentes. Para contribuir com a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes expostos no ECA, o Governo do Estado do Paraná criou o Núcleo de Estudos e defesa dos direitos da criança e do adolescente – NEDDIJ. Neste sentido o objetivo deste artigo é discorrer sobre o projeto NEDDIJ da Unespar destacando algumas ações realizadas pela equipe interdisciplinar, que possibilitaram divulgar o ECA na comunidade, nas escolas, nas Universidades, e efetivar os direitos no que tange ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social e vulnerabilidade socioeconômica. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa, pautada em um relato de experiência das ações realizadas pelo projeto NEDDIJ – Unespar, fundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990). Em um primeiro momento destaca a importância do ECA para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Na sequência contextualiza o projeto NEDDIJ da Unespar e por fim, realiza o relato de experiência de algumas ações desenvolvidas pelo projeto e que contribuem para a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes. Ao final conclui-se a importância das ações educativas no que tange a disseminação do ECA, pois somente com conhecimento da lei, que o cidadão pode reivindicar seus direitos.