Atuação do enfermeiro quanto às ações de autocuidado do paciente com pé diabético: Revisão integrativa
International Journal of Development Research
Atuação do enfermeiro quanto às ações de autocuidado do paciente com pé diabético: Revisão integrativa
Received 01st September, 2022; Received in revised form 27th September, 2022; Accepted 19th October, 2022; Published online 30th October, 2022
Copyright © 2022, Marcia de Sousa Galdino et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se analisar na literatura a atuação do profissional de enfermagem, frente aos cuidados com o paciente portador de pé diabético. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, a partir da seguinte pergunta norteadora: Qual o papel do enfermeiro no processo de autocuidado a pacientes com pé diabético? Foram realizadas buscas na base de dados Scielo (Scientific Electronic Library Online), MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde) e base de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando o operador AND, com os termos “Pé diabético”, “cuidados de enfermagem”, “autocuidado”, “complicações do diabetes”. Foram incluídos estudos originais publicados entre janeiro de 2017 a julho de 2022, nos idiomas português e inglês. Os critérios de exclusão aplicados foram teses, dissertações, resumos, estudo de caso e duplicados, além daqueles que não atendessem ao tema abordado. Frente aos estudos analisados evidencia-se que a atuação do enfermeiro no processo de assistência a pacientes com pé diabético é de fundamental importância, uma vez que o enfermeiro atua na promoção da educação em saúde, prevenção das úlceras nos pés, recuperação do paciente com pé diabético e reabilitação dos pacientes com amputações decorrentes das complicações do DM. Sendo assim, o estudo reforça a necessidade de um profissional capacitado, acolhedor, educador e incentivador á prática do autocuidado, além de reforçar a importância de maiores investimentos e pesquisas em temas relacionados aos cuidados preventivos por meio da educação em saúde.