Atuação da enfermagem na prevenção da violência obstétrica: uma revisão de escopo
International Journal of Development Research
Atuação da enfermagem na prevenção da violência obstétrica: uma revisão de escopo
Received 16th August, 2021 Received in revised form 26th September, 2021 Accepted 20th October, 2021 Published online 28th November, 2021
Copyright © 2021, Elba Miranda Nascimento et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: mapear as evidências científicas disponíveis sobre a atuação do enfermeiro na prevenção da violência obstétrica. Materiais e Métodos: trata-se de uma revisão de escopo, construída conforme recomendação do manual da Joanna Briggs Institute. O levantamento dos dados ocorreu entre maio e junho de 2021. Os dados foram processados no software gratuito IRaMuTeQ através do método Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: 15 produções compuseram essa revisão de escopo e após o processamento do software resultaram dois eixos temáticos divididos em seis classes. Discussão: O eixo desvelou os conceitos, as políticas públicas e a atuação profissional na perspectiva de cuidados respeitosos que incentivem a prevenção e coíbam esse tipo de violência. O eixo 2 abordou as tecnologias de cuidados em Enfermagem e a assistência pautada na humanização como mecanismos preventivos da violência obstétrica. Conclusão: para prevenir a violência obstétrica é necessária atuação de diversos setores sociais, além do envolvimento ativo dos profissionais e instituições de saúde. Também é fundamental prestar um atendimento humanizado e individualizado desde o pré-natal até o puerpério, bem como as fornecer tecnologias de cuidado como ferramentas para a prevenção de tal agravo.