Atendimento Psicanalítico Online: Uma Revisão Sistemática
International Journal of Development Research
Atendimento Psicanalítico Online: Uma Revisão Sistemática
Received 17th January, 2025; Received in revised form 28th January, 2025; Accepted 22nd February, 2025; Published online 27th March, 2025
Copyright©2025, José Raimundo Evangelista da Costa. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: As últimas décadas foram marcadas pelo avanço tecnológico. Não poderia ser diferente, a prática psicanalítica foi profundamente afetada. Antes, o atendimento era realizado somente em consultório.Nos últimos anos, o atendimento online tem avançado significativamente, desafiando a prática convencional. Objetivo: Investigar os desafios e as inovações no atendimento psicanalítico mediado pela tecnologia, analisando as mudanças no setting terapêutico e os impactos da virtualização. Método: Trata-se de uma revisão sistemática. Foi considerado o método PRISMA, assegurando clareza e rigor metodológico. A pesquisa foi realizada em três bases de dados: BiViPsi, SciELO e LILACS. Foram considerados seis critérios de inclusão e seis de exclusão. Resultados: Foi realizada a análise de 32 artigos incluídos na revisão. O número máximo de artigos publicados foi de 14 no ano 2021, mas observa-se uma queda no ano de 2023, com um artigo, e de 2024, com dois artigos. Discussão: Embora o atendimento psicanalítico online já fosse praticado por alguns psicanalistas desde a expansão da internet, foi somente com a pandemia de Covid-19 que quase a totalidade dos psicanalistas recorreram ao setting virtual para atender seus pacientes durante o isolamento social. Alguns profissionais se mostraram resistentes, mas, com o passar dos dias, observaram que o atendimento online era eficaz e seguro. Conclusão: Não se pode negar o impacto da tecnologia no atendimento psicanalítico. A psicanalise saiu da sua zona de conforto, do setting presencial tradicional para o setting virtual. O atendimento mediado pela tecnologia é eficaz, seguro, moderno, encurta distâncias e torna a psicanálise mais acessível.