Assistência de saúde as crianças com microcefalia: visão dos pais e cuidadores
International Journal of Development Research
Assistência de saúde as crianças com microcefalia: visão dos pais e cuidadores
Received 19th May 2020; Received in revised form 20th June 2020; Accepted 20th July 2020; Published online 30th August 2020
Copyright © 2020, Mariângela Oliveira de Sousa et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivou-se avaliar a assistência de saúde às crianças com microcefalia na visão dos pais e cuidadores de unidades básicas de saúde em município do nordeste brasileiro. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem do tipo qualitativa, realizada em unidades de saúde da família em município brasileiro, com 10 pais/cuidadores de crianças com microcefalia. Para coleta de dados foi utilizado um questionário com questões norteadoras estruturadas em duas partes: a primeira com questões sociodemográficas e a segunda com questões pertinentes ao tema. Os dados foram gravados e transcritos de forma literal, em outubro de 2019. A pesquisa foi aprovada sob CAAE n. 20040419.0.0000.5179. Os resultados evidenciaram que o município em que a pesquisa foi realizada possui uma rede de atendimento multidisciplinar, porém os/as cuidadores/as não estão satisfeitos/as com o atendimento recebido nas unidades básicas de saúde e as perspectivas de avanços no quadro clínico após o atendimento divergiram entre satisfeitos/as e não satisfeitos/as. É necessário capacitar todos da equipe por meio da Educação Continuada, para prestar um atendimento de qualidade, um acolhimento agradável, o que garantirá o sucesso no atendimento das crianças na condição de microcefalia nas Unidades Básicas de Saúde.