Assistência de enfermagem a pessoa acometida pela doença de machado-joseph: um relato de experiência
International Journal of Development Research
Assistência de enfermagem a pessoa acometida pela doença de machado-joseph: um relato de experiência
Received 26th January, 2022; Received in revised form 16th February, 2022; Accepted 21st March, 2022; Published online 30th April, 2022
Copyright © 2022, Ana Patricia do Egito Cavalcanti de Farias et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem no indivíduo acometido pela Doença de Machado-Joseph, bem como descrever através de experiências vivenciadas pela equipe, a assistência de enfermagem prestada ao indivíduo portador da referida patologiaem uma unidade de clínica médica. Método: estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre assistência de Enfermagem a pacientes portadores da Doença de Machado Joseph, internados na unidade de clínica médica de um Hospital Universitário Federal situado no município de João Pessoa. Resultados e Discussão: Correlacionando o conhecimento dentro da patologia da Doença de Machado Joseph e aplicando o processo de enfermagem dentro da nossa rotina assistencial os principais diagnósticos de enfermagem foram: deglutição prejudicada; mobilidade no leito prejudicada; déficit no auto cuidado; risco de integridade da pele prejudicada; risco de infecção; dor; comunicação verbal prejudicada; depressão; vínculo familiar prejudicado. Conclusão: A partir da identificação dos diagnósticos de enfermagem, pode-se traçar um plano de cuidados que norteou a qualidade da assistência prestada, permitindo que os resultados esperados e planejados para os pacientes fossem alcançados, proporcionando conforto, prevenção de complicações e promoção de bem estar possível dentro das limitações do quadro patológico e todo seu contexto na finitude da vida.