Assistência à saúde mental: percepção e prática dos profissionais da atenção primária à saúde

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26442
6 pages
Research Article

Assistência à saúde mental: percepção e prática dos profissionais da atenção primária à saúde

Aline Soares Figueiredo Santos, João Vitor Alves Pereira, Leniane Soares da Silva, Eveline Andries de Castro, Cláudia Danyella Alves Leão Ribeiro, Aline Fagundes Rabelo, Wesley Fabricio de Magalhães Silva, Myria Cristina da Silva Alves Pereira and Larissa Natany Fernandes da Costa

Abstract: 

Objetivo: analisar a percepção e prática dos profissionais da Atenção Primária à Saúde, no que se refere à assistência em Saúde Mental, contribuindo para o esclarecimento das dificuldades em suas rotinas e para melhorar a assistência aos usuários. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo exploratório, com abordagem qualitativa, pautado no referencial da fenomenologia de Alfred Schütz, aplicando-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Participaram do estudo 23 profissionais de nível superior atuantes nas Unidades Básicas de Saúde em um múnicipio de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu entre setembro a outubro de 2022, sob a forma de entrevista gravada, após autorização e mediante agendamento prévio, até que atingiu a saturação teórica dos dados. Resultados: Os resultados mostraram a baixa experiência e capacitação dos profissionais com relação ao cuidado em saúde mental, mesmo havendo interesse de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Conclusão: É de suma importância identificar quais são as falhas assistenciais para avançar e fortalecer o cuidado em saúde mental no âmbito da Atenção Primária à Saúde, como ações de capacitação profissional, voltadas à interprofissionalidade e ao apoio matricial, melhoria da rede de cuidado e, consequentemente, incremento da qualidade de vida dos pacientes com sofrimento mental.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26442.03.2023
Download PDF: