Aspectos desencadeantes da síndrome de burnout em enfermeiros da estratégia saúde da família
International Journal of Development Research
Aspectos desencadeantes da síndrome de burnout em enfermeiros da estratégia saúde da família
Received 20th August 2017; Received in revised form 08th September, 2017; Accepted 19th October, 2017; Published online 12th November, 2017
Copyright ©2017, Layane Mota de Souza de Jesus et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Síndrome de Burnout vem ganhando atenção e preocupação por acometer, cada vez mais, profissionais de enfermagem, devido à sobrecarga de trabalho, o que pode colocar a vida de outras pessoas em risco. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos desencadeantes da síndrome de burnout em enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa de dados. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, entre o período de novembro de 2013 a janeiro de 2014, utilizando-se os descritores indexados nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e selecionados 10 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Com base nos resultados obtidos, pode-se depreender que três dimensões configuram a Síndrome de Burnout: exaustão emocional, despersonalização e redução da realização pessoal. Conclui-se que os enfermeiros da ESF se revelam sobrecarregados, insatisfeitos com o salário, com carga horária desgastante, gestão de desempenho e suporte social prejudicados, submetidos a ambientes insalubres, duplas jornadas de trabalho e com uma sequência de atividades estressantes.