A arte de rembrandt como ferramenta de apoio às metodologias ativas de ensino na educação médica
International Journal of Development Research
A arte de rembrandt como ferramenta de apoio às metodologias ativas de ensino na educação médica
Received 19th May 2020; Received in revised form 22nd June 2020; Accepted 10th July 2020; Published online 26th August 2020
Copyright © 2020, Geórgia Dunes da Costa Machado et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo verifica o grau de interesse do estudante de medicina na inserção da arte no seu processo de formação. Trata-se de um estudo de observacional transversal realizado em um Centro Universitário da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro. Realizado com 160 estudantes do 5º e 6 º períodos do curso de medicinaresponderam um questionário sobre as alterações morfológicas na pele de uma mulher representada na tela intitulada “Betsabáem seu Banho” de Rembrandt. Dos 160 indivíduos convidados, 22,5% tiveram interesse em responder às questões e dos indivíduos (75%) não conhecia a tela. Dentre os 41 respondentes, 26 indivíduos não identificaram alteração morfológica. Dentre os indivíduos que identificaram alguma alteração pelo corpo, (88%) identificou alteração na mama, 26% nos membros superiores e mais 24% nos membros inferiores. Foi observado que o conhecimento adquirido a respeito da saúde da mulher pôde ser aplicado em uma situação na qual um elemento artístico foi o disparador de questionamentos voltados para área da saúde.