Análisesde parâmetros de qualidade da água de cisternas da comunidade quilombola papagaio, filadelfia-Ba, Brasil
International Journal of Development Research
Análisesde parâmetros de qualidade da água de cisternas da comunidade quilombola papagaio, filadelfia-Ba, Brasil
Received 14th July, 2019; Received in revised form 02nd August, 2019; Accepted 30th September, 2019; Published online 16th October, 2019
Copyright © 2019, Jaciara Gomes da Silva Lima et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A cisterna é considerada uma das tecnologias sociais mais exitosas para captar e armazenar água da chuva para o período de estiagem minimizando a carência hídrica. Contudo, o manejo inadequado da retirada de água da cisterna pode propiciar problemas na qualidade da água por consequência problemas para a saúde dos consumidores. Este trabalho objetivou analisar os parâmentros físico-químico de qualidade da água de cisternas da comunidade quilombola Papagaio, município de Filadélfia-BA.A composição amostral do estudo se deu por meio de seleção uniforme das cisternas no espaço do povoado. As amostras de águas foram armazenadas em recipientes polietilenos de 1000 mL acondicionadas em caixas térmicas e conduzidas ao Laboratório de Química Analítica do Campus Senhor do Bonfim (IF BAIANO). A amostra é composta por 16 cisternas estudadas, 13 são residencias, duas são de uso comunitário e uma de uso eventual, localizada no posto de saúde da comunidade. Observou-se que 94% das cisternas foram abastecidas com água de outra fonte; 87% dos moradores mantêm as cisternas fechadas, porém fazem o manejo de retirada da água com uso de baldes; apenas 18% faz o descarte da primeira água da chuva; além disso, foi constatada a presença de animais próximos em 87% das cisternas analisadas. As avaliações dos parâmetros mostraram que temperatura, dureza, cloreto, pH, condutividade elétrica, nitrato, encontram-se dentro das exigências de qualidade, 45,75% e 12,5% das cisternas analisadas encontram-se acima dos valores permitidos pela Portaria N° 2914/2011 para os respectivos parâmetros de cor aparente e turbidez. Mas vale ressaltar a importância de pensar nos possíveis vetores de contaminação da água, recomendando-se novos estudos incluindo as análises microbiológicas.