Análise temporal do uso e ocupação do solo na zona de amortecimento da reserva biológica do jaru, rondônia

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25169
4 pages
Research Article

Análise temporal do uso e ocupação do solo na zona de amortecimento da reserva biológica do jaru, rondônia

Edegmaria da Costa Silva, Mônica Veloso Silva, Denilda Ribeiro Araújo de Jesus, Marta Betânia Ferreira Carvalho, Luan Garcia Pereira Barros, Andreza Mendonça e Lediane Fani Felzke

Abstract: 

As unidades de conservação têm como principal função a conservação da biodiversidade, atuando como barreira para conter a degradação ambiental, entretanto, para que as unidades possam ser totalmente protegidas, é necessário o controle das atividades realizadas no entorno, a fim de evitar que impactos negativos atinjam a unidade. Portanto, o objetivo do trabalho foi realizar análise temporal do uso e ocupação do solo na zona de amortecimento da Reserva Biológica do Jaru, Rondônia. A análise temporal do uso e ocupação do solo foi realizada por meio de imagens do satélite pela plataforma MapBiomas. Foram estabelecidos períodos para análise entre 1985 a 2020. As imagens foram integradas na plataforma Qgis 3.16.13. Em 1985 observou-se que a zona de amortecimento ainda se mantinha conservada, apresentando 96,14% de área florestal, entretanto, ao longo do tempo houve a diminuição das áreas de floresta, em contrapartida, o avanço das áreas de pastagem, representava em 2020 cerca de 26,75%. Apesar da intensa antropização sofrida no entorno, percebem-se ainda algumas áreas remanescentes de floresta. A zona de amortecimento da REBIO durante os anos estudados sofreu com a antropização, o que resultou na diminuição da floresta, e consequentemente, avanço da pastagem.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25169.08.2022
Download PDF: