Análise da vulnerabilidade ao hiv em adolescentes atendidos na atenção primária à saúde
International Journal of Development Research
Análise da vulnerabilidade ao hiv em adolescentes atendidos na atenção primária à saúde
Received 20th November, 2021; Received in revised form 17th December, 2021; Accepted 09th January, 2022; Published online 20th February, 2022
Copyright © 2022, Edylany Almeida de Oliveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Esta pesquisa tem como objetivo de analisar a vulnerabilidade ao HIV entre adolescentes de uma Unidade Básica de Saúde do município de Macapá, capital do estado do Amapá. Trata-se de pesquisa de campo, exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram 15 adolescentes atendidas por um Projeto de pesquisa e extensão que desenvolve atividades com gestantes, puérperas/bebês, assim como para o seguimento da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes. A coleta de dados ocorreu no período de maio a agosto de 2021, por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram transcritas na íntegra para o Microsoft Word 2010 e analisadas com base na Análise de Conteúdo (AC) Categorial Temática de Bardin. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá. A partir das analise, emergiram três categorias: Vulnerabilidade Individual das adolescentes ao HIV: falta de conhecimento e baixa percepção de vulnerabilidade; Vulnerabilidade Social das adolescentes ao HIV: dificuldade de diálogo e Vulnerabilidade Programática das adolescentes ao HIV: suporte apenas das unidades básicas de saúde. Evidenciaram-se os três contextos de vulnerabilidade a HIV/aids pelos adolescentes, as vulnerabilidades individual, social e programática. Ressaltou-se a importância de ampliar ações voltadas a esse público.