Análise da produção agrícola no estado de rodônia de 1997 à 2016 através do shift-share
International Journal of Development Research
Análise da produção agrícola no estado de rodônia de 1997 à 2016 através do shift-share
Received 28th October, 2019; Received in revised form 06th November, 2019; Accepted 11th December, 2019; Published online 31st January, 2020
Copyright © 2020, Valdinei Leones de Souza et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do presente artigo éidentificar e analisar a dinâmica de crescimento da produção agrícola no Estado de Rondônia no período de 1997 à 2016 de três importantes culturas regionais: banana, café e maracujá. Também é enfatizado a análise do maracujá, a partir da verificação das Taxas Anuais de Crescimento da Produção-TACP do fruto especificas por microrregião do estado. A teoria da modernização, na forma do modelo de inovação indutiva, sustentam a construção do estudo. Além disso, para identificação das TACP das culturas, empregou-se o método shift-share. Com isso, os resultados indicaram que o Efeito Área-EA e Efeito Rendimento-ER foram os principais fatores que influenciaram nas TACP das culturas. O café foi a única cultura que apresentou taxa de crescimento negativa no período (-0,52%). Já a banana foi a cultura que mais apresentou crescimento no período (15,62%), seguido pelo maracujá (1,91%). Contudo, o maracujá apresentou grandes oscilações nas suas taxas, porém na maioria das vezes apresentando taxa negativa para o ER. Com isso, infere-se que o cultivo do maracujá em Rondônia ainda apresenta baixo grau de tecnologia, o que impacta negativamente na TACP do fruto.