Análise da eficiência do programa sanar/pe para internações hospitalares por tuberculose
International Journal of Development Research
Análise da eficiência do programa sanar/pe para internações hospitalares por tuberculose
Received 20th December, 2021; Received in revised form 13th January, 2022; Accepted 10th January, 2022; Published online 26th February, 2022
Copyright © 2022, Maria Esilene Valença Batista et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O Programa Sanar, desenvolvido no estado de Pernambuco, objetiva a redução de doenças negligenciadas endêmicas na região. Entre elas destaca-se a tuberculose, que apresentava a segunda maior taxa de mortalidade no estado de Pernambuco, entre todos os estados brasileiros. As hospitalizações por esta doença está no rol das internações por condição sensível à Atenção Primária, cujo a morbimortalidade poderia ser reduzida pelas ações eficazes da Atenção Primária. Objetivou-se analisar as internações por Tuberculose no estado de Pernambuco antes e após a implantação do Programa Sanar (2007 a 2018) e sua relação com a Atenção Primária, comparando-se os dados com os de estados vizinhos. Trata-se de um estudo epidemiológico ecológico, descritivo e analítico com abordagem quantitativa de casos e internações hospitalares por tuberculose a partir de dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Observou-se persistência do elevado número de hospitalizações por tuberculose em Pernambuco, com redução de apenas 0,64% durante o período analisado. Falhas na Atenção Primária parecem ser responsáveis, o que pode ser demonstrado pela menor cobertura de Atenção Básica e a alta taxa de abandono ao tratamento no estado. Conclui-se que entender as falhas da Atenção Primária e as insuficiências do Programa Sanar é essencial para o combate à tuberculose e a redução de sua morbimortalidade no estado de Pernambuco e em todo o Brasil.