Adesão e conhecimento das discentes de enfermagem aos exames citopatológicos do colo do útero
International Journal of Development Research
Adesão e conhecimento das discentes de enfermagem aos exames citopatológicos do colo do útero
Received 20th April, 2019; Received in revised form 14th May, 2019; Accepted 03rd June, 2019; Published online 28th July, 2019
Copyright © 2019, LOPES, Maria Cleide Santose GUSMÃO and Lorena D’Oliveira. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O câncer de colo do útero é uma enfermidade silenciosa, sem sintomas definidos, com transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir num período de 10 a 20 anos. É o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina e a quarta causa demorte de mulheres por câncer no Brasil. O controle e diagnóstico precoce são fundamentais, pois quando mais cedo detectado maior é a chance de cura. Entre os métodos de detecção, o exame citopalógico ou teste de Papanicolaou é considerado o mais efetivo e eficiente. A enfermagem apresenta papel essencial na prevenção dessa enfermidade, uma vez que o profissional é responsável pelo acolhimento na Unidade Básica de Saúde e por executar o exame citopatológico. Além disso, tem a função de promover a educação em saúde por meio de ações para transmitir às mulheres informações que favoreçam a conscientização quanto aos métodos de prevenção e realização do exame preventivo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo identificar o conhecimento das graduandas do curso de Enfermagem sobre os exames citopatológicos do colo uterino e verificar a adesão destas quanto a realização destes exames. O estudo foi do tipo descritivo com abordagem quantitativa e procedimento de pesquisa de campo por meio da aplicação de um questionário realizado com 41 discentes do sexo feminino do curso de graduação em Enfermagem que consentirem com sua participação. Foi realizado numa instituição de ensino superior no município de Vitória da Conquista-BA. As informações obtidas através do preenchimento do questionário foram codificadas, tabuladas, analisadas e, posteriormente discutidas.Nesse estudo avaliou-se o conhecimento que as acadêmicas de enfermagem possuíam acerca do exame citopatológico do colo do útero. No que concerne a este aspecto pode-se observar que a amostra pesquisada, em sua maioria, detinha conhecimentos acerca desta prática.