Acidentes por animais peçonhentos na cidade de barra do corda-ma, 2013 – 2015

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18813
6 pages
Research Article

Acidentes por animais peçonhentos na cidade de barra do corda-ma, 2013 – 2015

Francisco das Chagas Araújo Sousa, Augusto Cesar Evelin Rodrigues, Rafaela Rabelo de Sousa, Wenderson Costa da Silva, Joseneide Teixeira Camara, Eliana Campelo Lago, Francisco Laurindo da Silva, Paloma Lima de Meneses, Renan Paraguassu de Sá Rodrigues, Flavio Ribeiro Alves, Bruno Leandro Maranhão Diniz and Emmanuel Alves Soares

Abstract: 

Animais peçonhentos são responsáveis por causar acidentes frequentes e de gravidade variável o que os torna potencialmente perigosos. A presente pesquisa teve como objetivo caracterizar clínica e epidemiologicamente os pacientes que sofreram acidentes por animais peçonhentos no município de Barra do Corda-MA, no período de 2013 a 2015. Tratou-se de uma pesquisa do tipo epidemiológica, quantitativa, analítica, documental,de análise de situação de saúde, retrospectiva, tendo como fonte principal de dados a plataforma eletrônica do Sistema Único de Saúde (DATASUS). No período investigado foram notificados 226 casos de acidentes por animais peçonhentos. As serpentes do gênero Bothrops foram as principais responsáveis, seguido pelos escorpiões e aranhas, em que a maioria dos indivíduos afetados foram homens na faixa etária mais produtiva entre 20 e 59 anos, ocorrendo geralmente durante o período chuvoso que se caracteriza pela ocorrência entre dezembro e maio, sendo a maioria dos acidentes considerados leves e com evolução para cura. É necessário a manutenção de medidas públicas quepossam promover e proteger a saudade da população, como treinamentos e capacitação dos profissionais, além de programas de educação emsaúde voltados para população, para que os serviços prestados sejam de melhor qualidade, com ênfase na realidade local.

Download PDF: