Violência contra a mulher, no norte do Brasil, no cenário de pandemia da covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
23815
5 pages
Research Article

Violência contra a mulher, no norte do Brasil, no cenário de pandemia da covid-19

Karla Celeste Menezes Queiroz Mendes, Cipriana Catarina Aguiar1, Katiane da Costa Cunha, Milene Maria Xavier Veloso and Fernando Augusto Ramos Pontes

Abstract: 

A violência contra a mulher, é considerada um problema de saúde, segurança pública e justiça. Este artigo tem como objetivo analisar a violência contra a mulher, em tempo de pandemia da covid-19, no Estado do Pará a partir das notificações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação e das ocorrências da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal. Este estudo tem natureza quantitativa, do tipo descritiva, exploratória e documental. Na pesquisa foram utilizados o banco de dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal, referentes aos boletins de ocorrência policial, registrados na Divisão Especializada em Atendimento à Mulher, bem como em todas as unidades policiais, e os registros de notifiicações e investigações de casos de violência contra a mulher do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, utilizando como recorte temporal o período de janeiro a dezembro de 2020. Inicialmente observou-se que o local de ocorrência em que as mulheres são mais vítimas é a via pública e a residência, sendo o tipo de violência mais sofrida, a patrimonial e psicológica. A arma de fogo é o principal instrumento empregado na vitimização de mulheres. E ainda, o turno da tarde e a segunda-feira como o turno e o dia, respectivamente, com maior registro de ocorrências. Dada a relevância do tema é necessário a realização de estudos acerca do fenômeno da violência contra a mulher em tempos de pandemia da Covid-19, no estado do Pará, no intuito de compreender melhor este fenômeno, bem como contribuir para o aprimoramento de políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.23815.01.2022
Download PDF: