Validação do global appraisal of individual needs - short screener na atenção primária à saúde
International Journal of Development Research
Validação do global appraisal of individual needs - short screener na atenção primária à saúde
Received 10th July, 2021 Received in revised form 14th August, 2021 Accepted 16th September, 2021 Published online 23rd October, 2021
Copyright © 2021, Veronica Batista Cambraia Favacho et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo foi analisar as evidências de validade da versão brasileira do Global Appraisal of Individual Needs – Short Screener (GAIN-SS) que avalia necessidades em saúde mental. É um Estudo metodológico psicométrico conduzido com 460 pessoas, por meio de entrevistas em Unidades Básicas de Saúde. A análise fatorial exploratória e confirmatória com Modelagem de Equações Estruturais foi usada para validade de constructo e para a consistência interna foi usado Alpha de Cronbach e a Confiabilidade Composta (CC). A validade convergente foi avaliada por meio da Variância Média Extraída (VME) e a validade discriminante por meio da comparação entre a raiz quadrada da VME de cada par de fatores, com os coeficientes de correlação destes fatores.O modelo unidimensional com três fatores apresentou índices de ajustamento adequados. O Alpha de Cronbach com valor de 0,692 e a CC com valor >0,70 na análise das dimensões foram considerados adequados.A validade convergente obteve valores satisfatórios de VME ≥ 0,50.A validade discriminante foi estimada com valores superiores às correlações entre as dimensões.Todos os fatores cumpriram estas condições.A nova versão do instrumento apresentou fortes evidências de validação para rastrear as necessidades de cuidados em Saúde Mental na população atendida na Atenção Primária à Saúde.