Uso de biomarcadores na identificação da doença renal crônica

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25753
4 pages
Research Article

Uso de biomarcadores na identificação da doença renal crônica

Meire Lúcia Ferreira Lima, Tiago Oliveira do Vale, Emilly Ingrid Santos Soares, Pedro Arthur Dias Soares, Caira Maciel Carvalho, Felipe de Oliveira Pereira, Vitória Mota Carvalho, Ana Maria Mota da Silva, Valmir Abreu da Costa Junior and Cristiane Santos Silva e Silva Figueiredo

Abstract: 

A doença renal crônica (DRC) é uma condição heterogênea caracterizada pela presença de múltiplos mecanismos fisiopatológicos que promovem sua origem e progressão, incluindo alterações na estrutura e função renal, mediadores inflamatórios e fatores de risco como a obesidade, diabetes e o envelhecimento. Uma vez que, os biomarcadores tradicionais mais utilizados na rotina clinica como a TFG, cistatina C e a creatinina sejam os parâmetros de escolha para o diagnóstico e monitoramento da DRC, os mesmos apresentam sérias limitações que impossibilitam a obtenção de resultados fidedignos que refletem o real estado do paciente e, portanto, não sendo indicados para monitorar a progressão da DRC. Logo, é de extrema relevância a busca por novos biomarcadores mais sensíveis e específicos, já que a natureza da doença renal crônica é multifatorial, dificilmente um único marcador é capaz de abranger todos os aspectos fisiopatológicos. Portanto, alternativas como a análise do perfil metabolômico, marcadores de inflamação e de dano aos túbulos renais, demonstram-se como novos biomarcadores potenciais para a DRC.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25753.12.2022
Download PDF: