Triagem Auditiva Neonatal no Brasil
International Journal of Development Research
Triagem Auditiva Neonatal no Brasil
Received 18th January, 2024; Received in revised form 26th January, 2024; Accepted 07th February, 2024; Published online 28th February, 2024
Copyright©2024, Isabela Klautau Ribeiro et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Foi-se delimitado como objetivo principal para esse estudo a análise das literaturas disponíveis acerca da triagem auditiva neonatal universal. Além disso, tem-se como objetivo secundário, auxiliar no entendimento acerca da temática proposta. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura acerca da triagem auditiva neonatal universal. Utilizando como critérios de inclusão: estudos publicados nas bases de dados Scielo e Periódico Capes. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou uma análise do panorama da TANU no Brasil e a verificação dos desafios atuais acerca da implantação do programa no Brasil. Percebe-se que há a associação entre os programas de triagem e os processos de acompanhamento e/ou reteste, além de uma fraqueza dos programas de triagem auditiva em relação ao percentil de recém-nascidos que não realizaram o teste inicial, ou não passaram no teste inicial, e não compareceram ao reteste e com isso são perdidos no acompanhamento.