Tratamento fisioterapêutico em pacientes com fibromialgia na clínica escola de fisioterapia – unirg

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25263
4 pages
Research Article

Tratamento fisioterapêutico em pacientes com fibromialgia na clínica escola de fisioterapia – unirg

Dilene Francisca Pereira de Sousa, Adriana Araújo da Silva, Maisa Adriele Nalves da Silva, Raianny Alves dos Santos, Patrícia Moura Santos, Myllena da Silva Ribeiro, Andressa de Oliveira Gomes, Jonathan Jean Vilhaba and Rafaela de Carvalho Alves

Abstract: 

Introdução: A Fibromialgia (FM) é uma síndrome potencialmente incapacitante e também uma doença reumatológica na qual a sua principal caraterística é a dor musculoesquelética crônica generalizada. A dor da FM não está somente relacionada a uma lesão ou patologia que acomete o sistema nervoso somático-sensitivo, mas também está relacionada a uma modificação no sistema nervoso central que se compara a uma deficiência dos mecanismos suspensores da dor. Desse modo, é caracterizada como uma dor disfuncional. Objetivo Geral: Identificar quais as condutas fisioterapêuticas são realizadas para pacientes com fibromialgia na clínica escola de fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG. Metodologia: A pesquisa foi descritiva por meio de análise documental, o estudo foi realizado na clínica escola de fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG. Foram analisadas fichas de avaliação dos últimos três anos (2019, 2020 e 2021), os pesquisadores coletaram dados como gênero, idade, sinais e sintomas, quantas sessões foram realizadas, evolução da Escala Analógica de Dor, qualidade de vida e funcionalidade. Resultados: foi possível conhecer os principais métodos de tratamentos utilizados e comparar com o que há de mais recente na literatura científica.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25623.11.2022
Download PDF: